No dia 03 de junho de 1988, na sede da Sociedade União Cachoeirense (SUC), em Cachoeira do Sul, sob a orientação dos companheiros do Rotary Clube Zona Alta, vinte e dois amigos fundam o Rotary Clube Princesa do Jacuí. Coube ao companheiro Hélio Boeck ser o primeiro presidente e junto com seu conselho diretor dar início à caminhada dos novos rotarianos. Novos companheiros foram ingressando, hoje somos 40, todos com o ideal de servir e fazer a nossa comunidade e o mundo um lugar melhor para de se viver.
O RC Princesa se destaca em nossa sociedade pelas inúmeras atividades em que se envolve, pelo espírito alegre e descontraído em suas reuniões e principalmente pela amizade e convivência quase diária dos companheiros, sendo a nossa vida cotidiana uma extensão do Rotary.
A nossa historia esta repleta de belos trabalhos e atividades comunitárias, a construção de uma ala da creche Sagrada Família para atender 120 crianças na zona norte da cidade, com recursos oriundos do percentual das bilheterias do GE São Jose e Fenarroz, o apoio intensivo e permanente à creche Santo Antonio, campanhas ecológicas como a doação de carrinhos aos catadores de lixo reciclável reflorestamento junto às barrancas da Barragem do Capané (Alameda Celso A Asmann, nosso companheiro governador do Distrito 4780, governador do Centenário do Rotary 2004/2005). Também tivemos e temos atuação destacada nas Jornadas rotárias nos bairros de nossa cidade e no interior do município junto com outros clubes, presença constante e maciça nas conferencias rotárias, programas primeiro emprego pelo CIEE junto a CEF, a presença de companheiros (Rubem Beraldo e esposa Carmem Lucia) em trabalhos comunitários na África.
No ano de 2009 foram lançados mais dois ambiciosos projetos junto com o Sindilojas lançamos a "Operação Jacui" com o objetivo de revitalizar o rio Jacuí e conscientizar a população da importância e preservação da flora, fauna e hidrografia do rio e seus afluentes. O outro projeto é o concurso de redação que anteriormente já proveu curso de inglês, videoclipes, cadernetas de poupança e primeiro emprego na Caixa Econômica Federal, evoluindo nesse ano rotário liderando os demais clubes de Cachoeira do Sul no projeto jovens embaixadores que irá proporcionar a um jovem de baixa renda e de escola publica o intercambio de jovens de um ano no exterior com tudo pago pela ação Rotary e recursos via Conselho Municipal da Criança e Adolescente.
No período de 13 a 30 de junho de 2010, extra oficialmente 7 companheiros (Barchet, Leônidas, Sergio Amador, Miltom Weber, Joarez Carvalho, Paulo Sanmartin) foram a Espanha, Portugal e depois a Alemanha visitar o ex intercambista de Rotary Stephan Wiencke na cidade de Salzghitter-Lebenstedt ocasião que fomos recepcionados por seu pai Hartmud e pelos rotarianos da cidade que nos proporcionaram lindos passeios pelas cidades da região como Braunschweig e Sondershausen.
As caminhadas pela Quarta Colônia já foram onze, Cachoeira a Rio Pardo pela via férrea, os dezesseis acampamentos junto á Barragem do Capané tem constantemente criado no clube um ótimo ambiente para o surgimento de novas idéias e lideranças, além de sedimentar o companheirismo e amizade que são fundamentais ao trabalho de servir. Esta é uma pequena amostra do grande potencial do nosso querido Rotary Clube Princesa do Jacuí.
adora ria fazer parte deste seleto grupo de cachoeirenses que tanto fazem por nossa estimada cidade se soubesse como fazer parte deste grupo ficaria muito grato.
ResponderExcluirDesde já agradeço e parabenizo o empenho e a dedicação deste gente abração
Giuliano S.Bazzan
giusbazzans@hotmail.com