quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O que é? O que faz? Como funciona?

O Rotary foi criado na cidade de Chicago, Estados Unidos, no ano de 1905.

Naquela época, havia uma grande inquietação social com muitas proibições, como a Lei Seca, e muita injustiça social com muitos excluídos. A violência urbana era tal que não se podia “sair para passear” sem que se defrontasse com grupos radicais, como os traficantes de bebidas, duelando com a polícia ou com outros grupos em plena luz do dia.

Surgiu, então, a idéia de se criar um Clube sem endereço fixo cujos membros se reunissem semanalmente em locais diversos, de forma rotativa, isto é, cada semana em um local. Em cada semana, a reunião era feita no escritório, loja ou fábrica de um dos membros do clube. Essa rotatividade de locais de reuniões 0000é que serviu de inspiração para o nome do clube: Rotary.

Inicialmente, os membros se reuniam apenas para conversar e trocar idéias. Entretanto, com o passar do tempo, perceberam que eles, enquanto grupo de pessoas, poderiam fazer alguma coisa para melhorar aquele caos reinante na cidade.

Entretanto, logo de início, verificaram que cada sócio tinha uma visão diferente de como realizar a melhoria. Um deles, comerciante, achava que a melhoria deveria ser implementada pela Associação Comercial onde ele era membro. O outro, membro da Igreja, achava que a melhoria deveria ser social e que deveria ser implementada pela igreja.

Dessa forma, cada um dos sócios que tinha vontade de realizar uma melhoria na comunidade, desejava fazê-lo de uma forma peculiar e era difícil convencer os demais sobre a funcionalidade de sua idéia. A dificuldade residia no fato das idéias dos outros sócios também serem igualmente funcionais. Então, como conciliar as idéias sem dividir o clube, sem diluir a força de trabalho dos sócios?

Estruturaram, então, o Rotary com um Conselho Diretor com vigência de um ano, apenas um ano. Dentro de sua gestão, o Conselho Diretor tinha poderes para organizar as melhorias na forma desejada, chamando as ações de PROJETO. Assim, na gestão em que o presidente do conselho fosse o “comerciante” este poderia desenvolver o seu projeto a seu modo e ainda contar com a colaboração de todos os sócios do clube. Já na gestão seguinte, o “religioso” teria a chance de montar os seus projetos a seu modo e também contar com a colaboração de todos do clube.

Assim, embora mude um pouco de direção, a cada ano o Rotary Club consegue realizar os seus projetos contando com a total força tarefa de todos os seus membros. Esta rotatividade na gestão da entidade é que determinou o nome da entidade: Rotary, que em inglês significa rotativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário