sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Rotary Clube Princesa do Jacui - Ata 13/01/11

 Presidente Leônidas Doyle abre a reunião com saudação aos pavilhões, passa a palavra ao protocolo Joarez Carvalho - que agradece a presença dos companheiros que mesmo em época de férias e de forte calor continuam comparecendo as reuniões, diz que também é um freqüentador assíduo e só não comparece quando é problema de saúde ou muito trabalho, lembra o drama causado pela chuva no Rio de Janeiro e relata sua participação no plano diretor da cidade de Santa Cruz do Sul, onde fez parte da comissão que desenvolveu estudos sobre a expansão urbana da cidade e das pressões que sua comissão sofria das empreiteiras e construtoras para urbanizar os morros da região da mesma forma que ocorre no Rio de Janeiro. 
   Presidente Leônidas lembra os companheiros que ate dia 28/01 o clube tem o compromisso de apresentar a nova diretoria e pede aos companheiros que assumam o compromisso com o novo presidente que assume no mês junho. 
Secretário Luciano Garske faz leitura da ata anterior e também faz a entrega ao presidente do pedido de ajuda da APAE para compra de um veiculo de transporte de passageiros. Análise de freqüência com Luis C. Adorne diz que apesar da época não ajudar na freqüência o clube vai indo bem. Informação rotária com Milão leitura de “Mulheres no Rotary”. 


Tesouraria com Taschetto informa que esta a disposição para receber as mensalidades e no mês de outubro de 2010 estamos com uma inadimplência de 25%. 


 

Presidente coloca a palavra a disposição dos companheiros e Paulo Sanmartin, Joarez e Luis Sérgio Amador falam  sobre episódio do Rio de Janeiro. 




 
João Astor Schwerz informa que a APAE vai participar com 50% do valor do veiculo de transporte. João Luiz Barchet informa sobre crescimento e consumo do Brasil e que o brasileiro esta consumindo e não investindo, e que dobrou o endividamento por habitante em oito anos. 


Presidente agradece a presença mais uma vez e encerra a reunião com saudação aos pavilhões passando ao companheirismo.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Rotary Club Princesa do Jacuí - Gestão 2010/2011

CONSELHO DIRETOR
Presidente 
Leônidas Umpierre Doyle  / Vice: Luciano S Garske

Secretário
Luciano S Garske

Tesoureiro
Gerson Taschetto

Informação Rotária
Milton Weber

Diretor de Registro Sociais
Ivan Trojan / Vice: Erli Calvett

Diretor de Freqüência
Adorne / Vice: Ronaldo Cella

Diretor da Comissão de Administração do Clube
Harley / Vice: Neiron
  
Diretor da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Social
Sergio Amador / Vice: Alex

Diretor Comissão da Fundação Rotária
Rubem Beraldo dos Santos / Vice: Flavio Renato

Diretor da Comissão de Projetos e Prestação de Serviços
Vicente / Vice: Faccin

Diretor da Comissão de Relações Públicas
Deivit / Vice: Fabio

Responsáveis pela sede
Hilton Santos(Coordenador), Vedoin, Vieira e Elton

Objetivos e Metas da gestão

            Busca constante do fortalecimento do companheirismo, sempre visando o crescimento do clube. Sendo esta a base para a prestação de serviço para a comunidade.

História - Todos os Presidentes

Os 22 Presidentes da história do RC Cachoeira do Sul Princesa do Jacuí
1988/89 – Helio José Boeck
1989/90 – Edgar Muller
1990/91 – Hilton B De Franceschi
1991/92 – Hilário José Folleto
1992/93 – Franco Stringari Pudler
1993/94 – Antonio Jose Leiva da Costa
1994/95 – Edis Deusinho Luiz Dutra
1995/96 – Paulo Sanmartin                                              
1996/97 – Luiz Fernando Muller
1997/98 – Luiz Sérgio Pereira Amador
1998/99 – José Noeli Lopes
1999/00 – João Luiz Barchet
2000/01 – Celso Afonso Assmann
2001/02 – João Astor Schwerz
2002/03 – Eduardo Daniel Schaurich Neto
2003/04 – Valdir Moro Vedoin
2004/05 – Marcelo Drescher
2005/06 – Luis Carlos Adorne
2006/07 – Hilton Santos
2007/08 – Rubem Beraldo dos Santos
2008/09 – Harley Gomes dos Santos
2009/10 – João Batista Zanirato

Rotary Club Princesa do Jacuí

Por:  Beraldo & Barchet

No dia 03 de junho de 1988, na sede da Sociedade União Cachoeirense (SUC), em Cachoeira do Sul, sob a orientação dos companheiros do Rotary Clube Zona Alta, vinte e dois amigos fundam o Rotary Clube Princesa do Jacuí. Coube ao companheiro Hélio Boeck ser o primeiro presidente e junto com seu conselho diretor dar início à caminhada dos novos rotarianos. Novos companheiros foram ingressando, hoje somos 40, todos com o ideal de servir e fazer a nossa comunidade e o mundo um lugar melhor para de se viver.
O RC Princesa se destaca em nossa sociedade pelas inúmeras atividades em que se envolve, pelo espírito alegre e descontraído em suas reuniões e principalmente pela amizade e convivência quase diária dos companheiros, sendo a nossa vida cotidiana uma extensão do Rotary.
A nossa historia esta repleta de belos trabalhos e atividades comunitárias, a construção de uma ala da creche Sagrada Família para atender 120 crianças na zona norte da cidade, com recursos oriundos do percentual das bilheterias do GE São Jose e Fenarroz, o apoio intensivo e permanente à creche Santo Antonio, campanhas ecológicas como a doação de carrinhos aos catadores de lixo reciclável reflorestamento junto às barrancas da Barragem do Capané (Alameda Celso A Asmann, nosso companheiro governador do Distrito 4780, governador do Centenário do Rotary 2004/2005). Também tivemos e temos atuação destacada nas Jornadas rotárias nos bairros de nossa cidade e no interior do município junto com outros clubes, presença constante e maciça nas conferencias rotárias, programas primeiro emprego pelo CIEE junto a CEF, a presença de companheiros (Rubem Beraldo e esposa Carmem Lucia) em trabalhos comunitários na África.
No ano de 2009 foram lançados mais dois ambiciosos projetos junto com o Sindilojas lançamos a "Operação Jacui" com o objetivo de revitalizar o rio Jacuí e conscientizar a população da importância e preservação da flora, fauna e hidrografia do rio e seus afluentes. O outro projeto é o concurso de redação que anteriormente já proveu curso de inglês, videoclipes, cadernetas de poupança e primeiro emprego na Caixa Econômica Federal, evoluindo nesse ano rotário liderando os demais clubes de Cachoeira do Sul no projeto jovens embaixadores que irá proporcionar a um jovem de baixa renda e de escola publica o intercambio de jovens de um ano no exterior com tudo pago pela ação Rotary e recursos via Conselho Municipal da Criança e Adolescente.
No período de 13 a 30 de junho de 2010, extra oficialmente 7 companheiros (Barchet, Leônidas, Sergio Amador, Miltom Weber, Joarez Carvalho, Paulo Sanmartin) foram a Espanha, Portugal e depois a Alemanha visitar o ex intercambista de Rotary Stephan Wiencke na cidade de Salzghitter-Lebenstedt ocasião que fomos recepcionados por seu pai Hartmud e pelos rotarianos da cidade que nos proporcionaram lindos passeios pelas cidades da região como Braunschweig e Sondershausen.
As caminhadas pela Quarta Colônia já foram onze, Cachoeira a Rio Pardo pela via férrea, os dezesseis acampamentos junto á Barragem do Capané tem constantemente criado no clube um ótimo ambiente para o surgimento de novas idéias e lideranças, além de sedimentar o companheirismo e amizade que são fundamentais ao trabalho de servir. Esta é uma pequena amostra do grande potencial do nosso querido Rotary Clube Princesa do Jacuí.

Os Números do Rotary

Mundo
Número de Clubes no Mundo:
33.833
Número de Rotarianos no Mundo:
1.217.098
Numero de países e Regiões:
212
Número de Distritos Rotários:
534
Rotarianas no Mundo:
206.116
Rotaract clubs
8232 (em 170 países)
Rotaractianos
189.336
Interact clubs
12.684 (em 133 países)
Interactianos 
291.732
N.R.D.C.
6.926 (em 80 países)
Sócios N.R.D.C.
159.298
Brasil
Número de Clubes:
2.341
Número de Rotarianos:
53.355
Número de Distritos:
38
Número de Rotarianas no Brasil:
10.985
Rotaract Clubs
669
Rotaractianos
15.387
Interact Clubs
738
Interactianos
16.974
N.R.D.C
300
Sócios N.R.D.C.
6.900
.
.
Última atualização 04 de agôsto de 2010

Objetivos

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo empreendimento digno.

Estabelece que este objetivo pode ser atingido da seguinte forma:

            Primeiro: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de criar oportunidades de servir;

            Segundo: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;

            Terceiro: A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada na vida pública e privada;

            Quarto: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.


O que é distrito

       Distrito é a denominação de um território geográfico, limitado, no qual estão associados os Rotary Clubes dessa região, para fins administrativos do RI. A Organização e as atividades de um Distrito Rotário têm como única finalidade apoiar os Rotary Clubes, promovendo o objetivo do Rotary, não interferindo nos serviços prestados por esses Clubes, nem no seu conselho diretor.

A Fundação Rotária

                   O objetivo da Fundação Rotária é incentivar a compreensão e relações amistosas entre povos de diferentes nações, através da promoção de projetos tangíveis e eficientes, de caráter filantrópico, humanitário e educacional. Visa ainda contribuir para a paz e a compreensão mundial, por meio de programas internacionais de cunho igualmente humanitário e educativo.
                   A Fundação Rotária se mantém por meio de contribuições voluntárias de Rotary Clubes, rotarianos e outros. É dever de todo rotariano conhecer e divulgar os programas da Fundação Rotária, bem como envidar esforços no sentido de proporcionar maiores donativos, para que ela tenha condições de continuar seus programas educacionais e benemerentes e bem assim expandi-los.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Palavra do Presidente - Ventos da Mudança

01 de julho de 2010
Aos Rotarianos do Distrito 4780

Ray Klinginsmith
Presidente do Rotary International 2010-11

Que mundo incrível este nosso!
Os avanços tecnológicos estão ocorrendo com tanta velocidade, causando mudanças constantes em nossas profissões e vida pessoal. Ainda assim, aproximadamente um terço da população mundial continua vivendo em condições mínimas de sobrevivência. É um contraste muito grande e motivo de preocupação.
O Rotary tem, ao mesmo tempo, uma herança digna e um futuro brilhante. Minha missão principal como presidente é destacar a vitalidade e viabilidade dos Rotary Clubs e ajudá-los a ter sucesso em meio às mudanças pelas quais a sociedade vem passando.
Esta é uma tarefa importante porque são os clubes que trazem alívio aos problemas da sociedade e, desta forma, fazem do nosso mundo um lugar melhor.
Ventos de mudança era uma expressão nova quando eu era bolsista do Rotary na África do Sul, no início da década de 60.
Ela me faz pensar nas mudanças que nossa sociedade e, por consequência, nossa organização vêm sofrendo.

Estamos hoje passando por uma fase de inovações no Rotary International. Temos a habilidade de analisar todos os nossos programas e práticas para decidir se eles podem ser melhorados e de que maneira isto pode ser feito, respeitando nossos valores.
Espero que os rotarianos saibam aproveitar esta oportunidade para identificar e implementar mudanças em seus clubes e distritos.

O Rotary pulsa em nossos 33.000 clubes e são eles que trazem mudanças, sempre Fortalecendo Comunidades – Unindo Continentes.
Se conseguirmos tornar nossos clubes Maiores, Melhores e Mais Fortes no próximo ano, ficará claro que o futuro do Rotary será brilhante.

Temos sorte de ser rotarianos e, assim, poder fazer do mundo um lugar melhor!

O que é? O que faz? Como funciona?

O Rotary foi criado na cidade de Chicago, Estados Unidos, no ano de 1905.

Naquela época, havia uma grande inquietação social com muitas proibições, como a Lei Seca, e muita injustiça social com muitos excluídos. A violência urbana era tal que não se podia “sair para passear” sem que se defrontasse com grupos radicais, como os traficantes de bebidas, duelando com a polícia ou com outros grupos em plena luz do dia.

Surgiu, então, a idéia de se criar um Clube sem endereço fixo cujos membros se reunissem semanalmente em locais diversos, de forma rotativa, isto é, cada semana em um local. Em cada semana, a reunião era feita no escritório, loja ou fábrica de um dos membros do clube. Essa rotatividade de locais de reuniões 0000é que serviu de inspiração para o nome do clube: Rotary.

Inicialmente, os membros se reuniam apenas para conversar e trocar idéias. Entretanto, com o passar do tempo, perceberam que eles, enquanto grupo de pessoas, poderiam fazer alguma coisa para melhorar aquele caos reinante na cidade.

Entretanto, logo de início, verificaram que cada sócio tinha uma visão diferente de como realizar a melhoria. Um deles, comerciante, achava que a melhoria deveria ser implementada pela Associação Comercial onde ele era membro. O outro, membro da Igreja, achava que a melhoria deveria ser social e que deveria ser implementada pela igreja.

Dessa forma, cada um dos sócios que tinha vontade de realizar uma melhoria na comunidade, desejava fazê-lo de uma forma peculiar e era difícil convencer os demais sobre a funcionalidade de sua idéia. A dificuldade residia no fato das idéias dos outros sócios também serem igualmente funcionais. Então, como conciliar as idéias sem dividir o clube, sem diluir a força de trabalho dos sócios?

Estruturaram, então, o Rotary com um Conselho Diretor com vigência de um ano, apenas um ano. Dentro de sua gestão, o Conselho Diretor tinha poderes para organizar as melhorias na forma desejada, chamando as ações de PROJETO. Assim, na gestão em que o presidente do conselho fosse o “comerciante” este poderia desenvolver o seu projeto a seu modo e ainda contar com a colaboração de todos os sócios do clube. Já na gestão seguinte, o “religioso” teria a chance de montar os seus projetos a seu modo e também contar com a colaboração de todos do clube.

Assim, embora mude um pouco de direção, a cada ano o Rotary Club consegue realizar os seus projetos contando com a total força tarefa de todos os seus membros. Esta rotatividade na gestão da entidade é que determinou o nome da entidade: Rotary, que em inglês significa rotativo.